Grupo Bahia & Associados

20 de mar de 20211 min

PROBLEMAS LOGÍSTICOS

Considera-se que estamos diante de um apagão logístico internacional. Em comparação aos meses de janeiro de 2020 e de 2021, houve aumento médio de 105% no frete aéreo e de 339% no frete marítimo.

Profissionais da área indicam que essas variações tiveram início em 2020 quando tivemos problemas de abastecimento na China por conta da pandemia da covid-19. Isso acarretou interrupção de atividades de empresas, sendo que as que conseguiram retornar ao mercado não o fizeram em sua plenitude operacional se comparado a antes da interrupção. Nessa seara estão empresas do setor logístico, ou seja, impacto na dinâmica das operações pela escassez de mão de obra e de atividades suportadas na expansão da crise sanitária mundial, resultando em redução de rotas internacionais e sobrecarga das que se mantiveram.

Industrias locais são impactadas por essa situação, principalmente, as que tem forte dependência de insumos e tecnologias importadas. Esse fator volta a ser item importante para alguns setores da indústria local avaliarem até que ponto é possível e interessante a verticalização de sua manufatura.

    150
    0