Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

A COVID E A NOTA TÉCNICA NUMERO 20 DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

A Nota Técnica de número 20 do Ministério Publica do Trabalho está causando muita confusão.


Essa Nota Técnica caracteriza a covid 19 como doença ocupacional, orientando os médicos do trabalho que solicitem as empresas a emissão do Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT) para os funcionários diagnosticados com a mesma ou para aqueles com suspeita, ou seja, que mantiveram contato com quem esteja infectado, mas que estejam sem sintomas.


A confusão toda tem base no fato da total ausência de comprovação de que a doença foi contraída no ambiente de trabalho. Dessa forma a emissão da CAT é reconhecimento tácito de acidente de trabalho, para evento em que não haverá nenhuma comprovação de ter ocorrido no local de trabalho. Estamos diante de uma pandemia mundial, e não de uma pandemia localiza somente em locais de atividades laborais.


Especialistas entendem que a Nota é orientativa, de forma a sua aplicação não ser obrigatória. A caracterização como acidente de trabalho, ou não, será realizada pela perícia do INSS.

A emissão da Nota Técnica teria como base as disposições do parágrafo 2º do artigo 20 da Lei de numero 8213/1991 que traz disposições sobre os planos de benefícios da previdência social. Esse parágrafo indica que “.... Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho......”

Esta claro no texto a condicional que relaciona a doença diretamente com a execução do trabalho. Devemos considerar que a Nota Técnica tem realmente o objetivo de orientar estando totalmente desprovida de condições legais impositivas.


Na atual situação corremos o claro risco da doença ser contraída fora do ambiente de trabalho e ser levada para ele, daí as precauções e procedimentos que todos estão tomando, inclusive das empresas.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CUIDADOS QUE AS EMPRESAS DEVEM TER PARA 2022

Segue matéria do Grupo Bahia Associados, publicado no Site Contábeis, comentando e apontando cuidados que as empresas devem ter em 2022 para manter um bom planejamento econômico e financeiro de suas o

DISPOSIÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Em nossos informativos de 11, 16 e 29 de novembro de 2021 tratamos do Decreto de numero 10854/21 que teve como proposta trazer novas disposições a legislação trabalhista. Uma dessas alterações relacio

INFLAÇÃO ACIMA DA META

As justificativas do Banco Central para o encerramento de 2021 com a inflação em 10,06%, ou seja, acima da meta que era de 3,75% com tolerância de 1,5 ponto percentual, esta relacionada aos preços das