top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

“A DESGASTANTE” QUESTÃO DO ICMS COMPONDO, OU NÃO, A BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Atualizado: 11 de set. de 2020

Os adiamentos realizados pelo STF – Supremo Tribunal Federal quanto a apreciação dos embargos de declaração apresentados pela PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, para que houvesse esclarecimentos sobre o assunto que consta no título desse informativo, adiamentos esses ocorridos em dezembro de 2019 e abril de 2020, quando a questão foi retirada da pauta de julgamentos do STF, fez com que o Tribunal Regional Federal da 2ª Região liberasse o andamento de ações sobre o tema.

Com isso ações que tratam da exclusão do ICMS da base de calculo do PIS e da Cofins terão seguimento nessa região fiscal. O resultado fica por conta das empresas habilitarem seus créditos perante a Receita Federal de forma a poderem utilizá-los para pagamentos de outros tributos que estejam sob a responsabilidade desse Órgão.

A PGFN solicitou que ações dessa natureza fossem suspensas até a decisão dos embargos de declaração, mas pela falta de decisão e/ou de manifestação do STF, os TRF tendem ao mesmo posicionamento aplicado, agora, pelo TRF da 2ª Região.

A mesma PGFN também alerta que a decisão do STF quanto aos embargos declaratórios podem fazer com que as decisões atuais sejam desconstituídas através e ações rescisórias, ou seja, ações que visem desfazer efeitos de sentenças que já transitaram em julgado.

A confusão sobre o tema continua. Vamos aguardar pelos próximos acontecimentos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentários


bottom of page