top of page
Buscar
Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A DIFICULDADE EM IDENTIFICAR O PONTO DE EQUILÍBRIO

A proposta do Executivo Federal de agregar a reforma tributária a tributação de lucros e dividendos e indicar o fim do juros de capital próprio considerando que essas proposições não trazem aumento de carga tributária, pois a elas se contrapõe de forma favorável aos contribuintes, a redução da alíquota do imposto de renda das empresas em cinco ponto percentuais, precisa ser avaliada com cautela.


Essas propostas de aumento da base de tributação poderão direcionar as empresas a canalizarem recursos para reinvestimentos, assim como podem levar algumas delas a antecipar dividendos, ou até mesmo, incentivar análises e estudos quanto a viabilidade de investimentos em companhias consideradas promissoras em rentabilidade dos recursos nelas aplicados.


A questão, supondo que as propostas em análise, direcionadas a reforma tributária, sejam transformadas em Lei, é se a redução de cinco pontos percentuais na alíquota do imposto suporta as mudanças em sentido contrário, ou seja, a neutralidade proclamada ocorreria somente com essa redução, tendo tantas alterações em sentido contrário?


As avaliações indicam que não, que a redução da alíquota deveria ser maior, ou, as propostas em sentido contrário (aumento da base tributável) deveriam ser menores.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TAXAÇÃO GLOBAL (I)

Esse tema foi abordado em vários de nossos informativos. Conforme comentado no ultimo deles, o Governo Federal editou a M.P. de número...

Comments


bottom of page