Dados divulgados pelo Ministério da Economia indicam que o Brasil terminou o ano de 2020 com saldo positivo na geração de empregos. Porém, apesar desse saldo positivo não houve suficiência para repor o montante de empregos perdidos durante o período de pandemia no mesmo ano.
Os dados indicam que a geração de empregos com carteira assinada foi da ordem de 142.690 postos de trabalho, isso em uma análise liquida da situação, ou seja, analisando o montante de contratações e o montante de demissões.
O numero positivo tem influencia pela geração de vagas nos primeiros meses de 2020, considerando que entre o início da pandemia até o mês de junho/2020 houve a eliminação de 1,6 milhão de postos de trabalho.
O segundo semestre de 2020 apresentou um fôlego com as empresas contratando, sendo essa identificação até o mês de novembro, pois o mês seguinte (dezembro) já tivemos a identificaçãoocorrencia de cortes de vagas.
Assim, mesmo em momento de economia oscilante e crise mundial de saúde relacionada ao corona vírus, os números locais relacionados a geração de empregos trazem um alento.
Vamos torcer para 2021 ter recuperação rápida e sustentável com aditivos como o início da vacinação e o alinhamento de discursos políticos causando menos incerteza aos investidores e empreendedores, resultando em estabilidade econômica e geração de postos de trabalho. O País merece!
Comentarios