Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

A GESTÃO DO DESPERDÍCIO

O conceito de desperdício esta relacionado a aplicação de recursos que não trazem benefícios para o investidor. Na figura do investidor podemos ter pessoas físicas, ou, pessoas jurídicas, sendo que consideramos no foco dessa nossa abordagem o desperdício relacionado as empresas.


É comum nos depararmos com situações nas quais as empresas tem controles e apontamentos voltados a administrar o desperdício, ou seja, elas já consideram o mesmo como parte integrante do processo, e dessa forma, como componente da operação, eles tendem a crescer em paralelo a evolução dos negócios.


Essa situação é identificada em vários pontos da estrutura da operação, seja na administração do estoque, na produção, nas despesas de áreas de suporte a operação como área comercial, pós venda, administração, finanças, e outras.


O que é interessante no fato, está relacionado a, manter-se uma administração do desperdício sem muitas vezes ter noção de sua extensão, e de seus impactos financeiros para o negócio. Exemplo, é a má administração do estoque que além de causar gastos desnecessários com a compra em si, com o transporte, com os gastos de armazenagem e seguro, traz na sua esteira, de forma desapercebida ou desconhecida, a necessidade de estorno de créditos de tributos indiretos como ICMS, IPI, PIS, Cofins, estornos esses que são somados ao valor do desperdício que se pressupõe de fácil identificação, ou seja, já temos ai um agregado de valor. Devemos considerar, também, que esse desperdício, agora atualizado pelo adicional de impostos indiretos, impactará também o resultado da operação o que deve ser considerado nessa valorização total. Assim, aquele valor de desperdício que muitas vezes é considerado parte integrante do processo, durante o mesmo vai tomando corpo de forma que sua valorização pode retirar a rentabilidade e a lucratividade do negócio.


No caso do estoque temos forma de realizar essa administração de maneira a eliminar esse desperdício, ou seja, métricas quanto a definição de qual é o estoque de segurança, produtos por classe de uso, cláusulas contratuais de programação de compras e entregas, racionalização de uso de materiais em processos industriais através de programas relacionados ao controle da produção, e outras ações de administração desse item patrimonial.


Isso não ocorre somente com a questão de estoque, temos também, identificação desses eventos com energia elétrica, referente a gastos em áreas não ocupadas bem como com máquinas e equipamentos sem uso efetivo para o fim ao qual se destinam, temos áreas físicas que necessitam de manutenções preventivas e segurança patrimonial sem ocupação revertida em resultado para a empresa, temos despesas relacionadas as áreas de suporte como campanhas de divulgação de produtos que não demonstram ter expressividade na linha de fornecimento da empresa, ou, manutenção de instalações externas como armazéns de distribuição, ou mesmo escritórios avançados, que não justificam qualquer acréscimo de rentabilidade ao negócio, temos uma má administração de gastos relacionadas a CAPEX e a OPEX que poderiam trazer ganhos financeiros e operacionais.


Como mencionamos, é interessante que esses eventos, e vários outros que não trazem qualquer benefício ao negócio, talvez pela sua naturalidade de envolvimento operacional durante anos de atividade, ou mesmo, pela falta de conhecimento de sua extensão por parte de quem os administrada são tratados como componente normal e natural de planos orçamentários, e outros controles econômicos e financeiros da operação.


O projeto 2GI&C tem como intuito apresentar as empresas uma ferramenta de eliminação de desperdícios e de não de administração ou aceitação dos mesmos como componente da operação o que pode minar seu resultado.


A identificação dos “2 Gs” tem relação direta com Governança e com a Gestão, “o I” vincula as atividades do Projeto a Interoperabilidade, ou seja, a “interação” entre sistemas, a transparência de comunicação e qualidade das informações entre sistemas utilizados na operação, e o “C” refere-se ao Compliance, ou, ao atendimento às conformidades, regras, normas que estão diretamente relacionadas as atividades e operações em análise.


O objetivo é identificar o foco do problema, suas fontes de alimentação, valorizá-las, corrigi-las, implantar ajustes para eliminar as ocorrências perversas, validar procedimentos e a qualidade do seu fluxo de informações, de forma a tornar esse novo fluxo auto sustentável com métricas periódicas de acompanhamentos voltadas ao resultado.


Neste período de confecção do orçamento para 2021, de revisão de métricas, de ajustes de eventos não tão bem sucedidos em 2020, é ideal você conhecer o Projeto 2GI&C e ter uma demonstração, sem compromisso, sobre o mesmo e sobre os resultados que ele pode propiciar ao seu negócio.


Identifique seus pontos de desperdícios de forma a eliminá-los e não de forma a fazer deles parte do processo.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon