top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A IMPORTANCIA DA INTRALOGÍSTICA

Abordagem que está sendo utilizada com frequência por empresas que atuam no ramo logístico e por empresas que necessitam dessa atividade disponibilizada por terceiros, é a intralogistica.


Podemos dizer que a intralogistica é um “braço” da logística que trata das etapas vinculadas as atividades internas do armazém.



Assim, é possível considerar que a intralogística (ou a logística inbound) tem esse perfil de acompanhar as etapas internas da armazenagem contemplando - o recebimento, a documentação de suporte a operação, a conferencia “físico X documental”, a alocação e localização do item de acordo com suas características físicas e de cuidados na movimentação, a necessidade de movimentação interna – no armazém – o preparo para expedição, a expedição e documentação de suporte.



A atividade deve ser realizada com o objetivo de identificar pontos de melhorias, assim como possíveis falhas na operação, trazendo a gestão do armazém, condições plenas para que se implemente ajustes voltadas, a eficiência operacional resultando, por exemplo, em maior eficiência, redução de custos, ganho operacional, excelência no atendimento aos clientes.


Também é parte dessa atividade – intralogística – a validação de uso pleno de todos os recursos disponibilizados à operação. Para a boa prática dessa atividade, temos os sistemas identificamos como WMS (Warehouse Management Systems), temos métodos de armazenagens vinculados a mezaninos metálicos desmontáveis e realocáveis, temos os racks, ou, pallets racks, temos os porta pallets tradicionais, temos os silos inteligentes, temos equipamentos automáticos ou automatizados de uso nas operações de armazenagem, sendo que o importante é saber se a empresa, ou, a gestão do armazém está preparada para uso efetivo, total ou parcial, dessa evolução técnica e tecnológica operacional aplicada a atividade.




Muitas vezes se identificam perdas, ou, desperdícios no processo podendo ser os mesmos vinculados a não ocupação correta de espaço, mão de obra sem retorno efetivo de sua aplicação, aplicação de recursos financeiros sem resultado efetivo do investimento, tempo–máquina com altos custos, e deduze-se que a solução está atrelada a investimentos como esses citados. A solução pode não ser essa, e o resultado pode ser ao contrário do esperado, pois para uso pleno dessas alternativas é necessário termos qualidade no fluxo de dados, de processos e de procedimentos, sendo esse mais um objetivo da intralógistica - proporcionar esse qualidade de informações.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentários


bottom of page