• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A IMPORTANCIA DA QUESTÃO LOGÍSTICA

Em vários dos nossos informativos, abordamos a importância da logística para o sucesso das operações das empresas independente do seu ramo de atividade. Comentamos sobre a extensão do termo “Logística” que muitos imaginam estar relacionado, somente a transporte, e outros, somente a armazenagem.

Procuramos demonstrar e apresentar a extensão  e importância das atividades, em uma visão dinâmica quanto a estratégias  e movimentação, recebimento, guarda e despacho de mercadorias, seja em centros de distribuição regionais, seja  em centros de distribuição intermediários, ou, em centros de distribuição de entrega, também conhecidos como ponta final, ou, ultima milha. Isso além da melhor escolha do modal de transportes, envolvendo redespacho, ou até, subcontratação, estudando as várias cláusulas de incoterms para valorizar essa operação.

A dinâmica da atividade leva a desenvolver situações operacionais, para as quais a logística é fundamental como as operações de e_commerce, e mais recentemente a demanda por operações com produtos considerados “resfriados” como carnes e frutas, cuja armazenagem precisa de determinadas especificações (armazéns e transportes refrigerados), o que leva aos que necessitam  desses serviços (produtores e frigoríficos) a avaliação do retorno financeiro da operação em termos de CAPEX ou OPEX, com perspectivas de economia de até 40%, base na terceirização dessas atividades. Na sequência temos algumas de nossas divulgações relacionadas ao tema “Logística”.