• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A INFLAÇÃO E O CALOR (I)

Em nosso informativo de 17/novembro/23, abordamos o tema relacionado a  inflação já demonstrar estar recebendo impactos pontuais, considerando a onda de calor que estamos vivenciando. A identificação para o fato está sendo a chamada “crise do clima”, que tende a pressionar os preços de alimentos, o preço de equipamentos elétricos específicos relacionados ao controle de temperatura ambiente em locais públicos e privados, e o aumento do preço da energia elétrica, tendo em vista o aumento da demanda, e a crise hídrica em várias regiões do território nacional.

Pois bem, entre estudos que demonstram essa interferência temos um do Banco Central Europeu e do Instituto de Potsdam para a Pesquisa e Impactos Climáticos que indica até 2035 as taxas de  inflação mundial poderem ter impacto entre 0,3 a 1,2 ponto percentual em termos de adicional, isso por conta das mudanças climáticas. Fatores como produtividade, cadeia de distribuição e fornecedores, projetos de adaptação de produção, e impacto no setor de energia,  são alguns dos componentes dessa possível variável inflacionária.