Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

A JUDICIALIZAÇÃO DO REINTEGRA

A medida do Governo voltada a cortar benefícios fiscais para bancar as concessões relacionadas a administração do preço do óleo diesel recebe críticas e fortes acenos de questionamentos judiciais . Um desses questionamentos tem relação ao Reintegra, programa que objetiva devolver ao exportador parte do chamado resíduo tributário das operações de exportação.

A diminuição da alíquota para essa chamada devolução foi de 2% para 0,1% (veja o nosso informe de 04/06/2018).

Setores da economia, fortes exportadores, argumentam que sem uma reforma tributária, retirar ou diminuir sensivelmente o Reintegra, como ocorreu, pode inviabilizar as exportações.

Uma das teses em análise é que a indústria exportadora já havia orçado e programado o benefício do Reintegra em suas projeções e resultados financeiros para 2018, isso atendendo as condicionais para ter direito ao benefício e a diminuição drástica e imediata ocorrida no transcurso do exercício afronta o equilíbrio econômico e financeiro das empresas por questões alheias a sua gestão e baseadas exclusivamente em ato do Executivo Federal.

Confira nossa rede social:

https://www.linkedin.com/company/grupo-bahia-associados/

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refin

PRESERVAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA

Em marco/2021 o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) de numero 186/2019 que permitiu ao Governo, pagar, em 2021 o auxilio emergencial no montante de R$ 44 bilhões focando os m