Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

A PANDEMIA, FEZ TAMBÉM, EVOLUIR O CONCEITO “4.0”

Atualizado: 4 de Nov de 2020

Até há algum tempo atrás quando se falava em “4.0” imediatamente se associava essa referencia a indústria, ou seja, a indústria 4.0. Tínhamos a rápida abordagem para se chegar ao 4.0, passando pela máquina a vapor (1.0), pela produção em série (2.0), pela introdução de comprador e controles informatizados na linha de produção (3.0), e agora, com a geração e utilização de máquinas inteligentes e interconectadas (4.0).


O conceito do “4.0” atrelado a uma determinada evolução não ficou somente na indústria, migrou também, para o comercio com a tecnologia do comércio eletrônico, para os serviços com as várias facilidades e comodidades de atendimentos aos clientes, inclusive com a facilitação de formas de pagamento.


O conceito, foi até utilizado, para fins de identificar determinada tributação quando se falou no imposto digital (tributação 4.0).


Enfim, a evolução esta ai, e a pandemia fez com que o conceito “4.0” avança-se em todos os sentidos, seja na indústria, no comércio ou nos serviços. Importante saber como sua empresa esta preparada em termos de gestão, processos e procedimentos para administrar essa transformação. Não podemos ter, lá na ponta da operação uma linha 4.0, e na retaguarda financeira, ou de controladoria uma simples planilha no Excel e anotações esparssadas.


A dinâmica do “4.0” tem que estar na Governança, na Gestão, na Interoperabilidade, e no Compliance do seu negócio (veja nossos informativos sobre o Projeto 2GI&C).

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon