• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A PROPOSTA DO GOVERNO PARA “REDUZIR” A CARGA TRIBUTÁRIA

O Governo Federal realiza estudos voltados a reduzir a carga tributária. A proposta visa reduzir o montante de impostos e contribuições, principalmente, no setor industrial.

A proposta é que a mesma (redução) seja a propulsora de emprego e renda, taxando-se a lucratividade, ou o ganho de capital, e não o investimento na produção.

A sugestão é revestida de racionalidade, reduzir os tributos na produção, trazendo na esteira dessa análise, a redução de preços, o aumento da demanda, novos investimentos, a geração de emprego, e a geração de renda. Importante considerar que não se cogita, no momento, fatores imediatos relacionados a redução da carga tributária. Teremos uma realocação de fontes de arrecadação.

A ideia não é nova e já teve no passado vários empecilhos para aprovação. Vamos ver qual estratégia será utilizada agora.