top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A QUESTÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

A Proposta de Emenda à Constituição número 45/2019 que trata da Reforma Tributária avança em discussões no Congresso. Essa proposta atual traz como sugestão a criação do IBS – Imposto sobre bens e Serviços, com prazo de transição previsto de até cinquenta anos, sendo a arrecadação do mesmo, de natureza federal, com repasse aos Estados e Municípios.


O Confaz apresentará contra proposta para discussão estando entre os pontos a serem indicados, o período de transição de 10 anos, a redução gradual da participação da União nessa arrecadação, e a criação de um fundo de desenvolvimento regional com parte da mesma.


Outra proposta que incrementará as discussões foi realizada pelo CCiF – Centro de Cidadania Fiscal, que também propõe a substituição gradativa do PIS, Cofins e IPI, em termos Federais, ICMS a nível Estadual, e ISS a nível Municipal, em um único imposto assemelhado ao IVA (Imposto de Valor Agregado), utilizado em alguns países, sendo a arrecadação pela União, com compartilhamento de valor arrecadado com os Estados e Municípios.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page