A QUESTÃO DOS FRETES INTERNACIONAIS

Os problemas logísticos mundiais indicavam alcançar melhora nos próximos meses, em termos de acesso a portos, disponibilidade de containers, preço de frete, maior facilidade de acesso a navios e suas rotas. Agora com os acontecimentos entre Rússia e Ucrânia, a questão da logística internacional volta a ficar em situação tremendamente nebulosa.

Tudo indicava que a fase, considerando os meses de janeiro a março, seria de reorganização para o setor, pois, tradicionalmente, trata-se de período de arrefecimento da demanda por transporte marítimo internacional.

As empresas devem estar atentas a esse possível e praticamente certo aumento de preços, e o impacto do mesmo em seu custo e valorização dos seus produtos.