Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

A QUESTÃO ENVOLVENDO A RÚSSIA E A UCRÂNIA (AÇÕES INTERNAS DE SUPORTE À ECONOMIA)

Após alguns dias do desenrolar do evento em referência, com previsões não positivas do que o mesmo possa causar na economia mundial, bem como sem previsão do tempo de duração do conflito, temos, internamente, algumas ações planejadas antes do evento entre os dois países, que foram e serão implementadas, e outras ações definidas pós início desse evento que seguem em fase final de avaliação e preparação para implemento.


Temos a redução linear do IPI em 25% para todos os produtos, e 18,5% para os casos de veículos.


Temos a proposta de isenção do imposto de renda fonte, que hoje é de 15%, para estrangeiros que venham a adquirir títulos da dívida privada, considerando que já temos essa isenção quando se trata de aquisição de títulos de dívida pública.


Temos o pacote de crédito em fase final de avaliação que reativará o PRONAMPE e o PEAC (nosso informativo de 25/fevereiro/22).


Temos a avaliação quanto ao trabalhador poder sacar até R$ 1.000,00 do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


Estuda-se também a possibilidade de redução nas alíquotas do IOF


Assim, iniciativas internas voltadas a alavancar a economia e fazer com que o impacto perceptível de eventos externos seja o menor possível para as atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços, estão em fase de avaliação e implementação.


É importante que as empresas possam acompanhar de forma sistemática os efeitos que esses eventos externos, poderão trazer às suas operações, em mercado de economia cada vez mais globalizada, assim como a mesma avaliação deve ser realizada quanto ao acompanhamento de custos referentes às aquisições locais, principalmente as que tenham relação com a cotação de petróleo, pois um dos fatos que é dado como certo por conta desse evento externo é o aumento significativo do custo desse produto.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Atenção para o tratamento referente a créditos de PIS e COFINS referente a aquisição de diesel, querosene de aviação, gás de cozinha e biodiesel A redação original do artigo 9º da Lei Complementar de

Informação publicada no gov.br notícias. Governo Federal anuncia nova redução de 10% no Imposto de Importação de bens comercializados Medida abrange 6.195 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NC

A Instrução Normativa RFB de número 2082/2022 prorrogou os prazos de entregas de ECD - Escrituração Contábil Digital, e ECF - Escrituração Contábil Fiscal para as informações referente a 2021. Os novo