top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A QUESTÃO RELACIONADA A FURAR O TETO DE GASTOS

Quando atualmente verificamos uma série de abordagens relacionadas a furar o teto de gastos públicos, ou, não atender a ancora fiscal, na prática estamos falando de sinalização quanto a comprometimento de investimentos, aumento de custos para empréstimos, possibilidade de inflação, tudo isso atrelado a possibilidade do Governo ter que emitir dinheiro para financiar esses gastos isso, em teoria, para todo o período de gestão do Governo recém eleito.


Analisa-se deixar fora do teto de gastos valor na ordem de R$ 175 Bilhões/ano por conta de atender a demandas sociais (bolsa família).


Esse ponto é de fundamental importância para investidores, analistas, empresas, e todos que mantém operações locais, ou, que planejam mantê-las, por conta de termos pressão para aumento da dívida pública, sem a indicação clara da fonte de recurso para suportá-la.


Sem dúvida a questão social é básica, mas não podemos desprezar a transparência de informações orçamentárias, isso para tranquilizar o mercado.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As empresas trabalham fortemente para revisar seus “business plan”, seus orçamentos, suas estratégias de negócios, tudo objetivando o sucesso em 2024. Muitas já encerraram essa revisão, ou, confecção

Foi publicada a Lei de numero 14740/2023 que trata da autorregularização no que se refere a tributos administrados pela Receita Federal. A adesão a essa possibilidade de autorregularizar as questões t

bottom of page