top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

A QUESTÃO SOBRE RELEVANCIA E ESSENCIALIDADE _ CRÉDITOS DE PIS E COFINS

A questão sobre os possíveis créditos de PIS e COFINS no regime não cumulativo, que a empresa pode apropriar na qualidade de insumos caracterizados como itens relevantes e essenciais, para que a ela alcance a sua geração de receita operacional, foi amplamente abordada pelo STJ – Superior Tribunal de Justiça em decisão de fevereiro de 2018.


A partir daí tivemos várias manifestações na esfera jurídica, e mesmo do Órgão Consultivo da Receita Federal sobre o tema, de forma a ampliar a análise da questão e de forma a redirecionar a visão de insumos para conceito mais operacional, ou seja, gastos relevantes e essenciais para o negócio, e não somente a visão estritamente material de que o insumo deve ser o item consumido em processo de industrialização.


Ocorre que, agora, o STF – Supremo Tribunal Federal, vai iniciar análise de tema relacionado a não cumulatividade (§ 12º do artigo 195 _ financiamento da seguridade social _ da Constituição Federal) que trata da definição por Lei dos setores de atividade econômica para os quais as contribuições sobre a receita ou sobre o faturamento, ou, sobre as importações de bens e serviços serão não cumulativos.


Há certa apreensão pois o tema é amplo e a análise de seu desdobramento pode vir a impactar o que já é consenso e prática no mercado com relação as possibilidades de créditos nos regimes não cumulativos de PIS e COFINS.


Vamos aguardar e evolução e o desdobramento desse tema.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentários


bottom of page