Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

A RECEITA FEDERAL E OS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS BASE EM AÇÕES JUDICIAIS

A Secretaria da Receita Federal divulgou que estará centrando fiscalização em R$ 66 bilhões de créditos tributários que tem base em ações judiciais.


Esses créditos geraram volumes altos de compensações o que está influenciando a arrecadação de forma a chamar a atenção dos técnicos que acompanham o assunto no Ministério da Economia. A indicação é que comparativo de compensações entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021 indicou um acréscimo de 168%. Parece natural para período de tempo de pandemia no qual as atividades econômicas foram duramente afetadas e o “ativo tributário” das empresas teve que ser chamado a atender o cumprimento de obrigações tributárias de natureza principal (recolhimento de tributos via compensação).


Esse alerta é importante para que os contribuintes que tenham utilizado créditos para a realização de compensações se antecipem de forma a terem em mãos toda a documentação suporte para a realização das compensações e possam comprovar a legalidade das mesmas.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refin

PRESERVAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA

Em marco/2021 o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) de numero 186/2019 que permitiu ao Governo, pagar, em 2021 o auxilio emergencial no montante de R$ 44 bilhões focando os m