top of page

A SUSPENSÃO DA REDUÇÃO DO IPI ( BUSCA DE MAIS INFORMAÇÕES)

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 16 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Três representações de indústrias locais, ABINEE – Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica, CNI – Confederação Nacional da Industria, e P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento de Tecnologia Nacional Inovação, solicitaram ao Ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) maiores esclarecimentos sobre a suspensão da redução do IPI (liminar concedida a ADI 7153 do Partido Solidariedade). Na realidade a busca de informação é sobre quais produtos estão contemplados nessa suspensão de redução.


A questão colocada para esclarecimento é que a decisão proferida pelo Ministro, indica que a suspensão alcança os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus, e que atendam o respectivo processo produtivo básico, condicional para usufruírem do benefício local, entre eles a isenção do IPI.


O que também se coloca no questionamento apresentado é o fato de se haver divulgação das normas do PPB sobre a Zona Franca, etapas, setores, processos, mas não se ter uma lista de empresas beneficiadas e seus produtos, ou, uma lista de empresas que tenham fabricação em Manaus atendendo o PPB e não atendendo o PPB da Região.


Assim, o que se apresentou para esclarecimentos é que as empresas de fora da Zona Franca, ficam prejudicadas em atender a determinação referente a suspensão em análise, por ausência de dados suficientes para a mesma, o que inclusive traz as empresas atividades e gastos adicionais, pois pelo que se apresenta, transferiu-se às mesmas, a obrigação de saberem, ou não, se tem concorrente em Manaus, e caso tenham, se esse concorrente atende o processo produtivo da região, o que lhe garante usufruir dos benefícios locais (Zona Franca).


Dessa forma, a solicitação ao Ministro é que suspenda temporariamente a suspensão, e que neste “meio tempo” haja a divulgação, pelo Ministério da Economia, de quais são esses produtos fabricados na Zona Franca de Manaus com atendimentos aos respectivos processos produtivos básicos.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES RELACIONADAS AO IOF

Em nossos informes de 05/junho/2025 e 09/junho/2025 tratamos do assunto em destaque. No infirmativo do dia 09 comentamos sobre as...

 
 
 
CREDITO DE IPI

A 1ª Seção do STJ – Superior Tribunal de Justiça,  decidiu pela possibilidade do crédito de IPI  na aquisição de insumos tributados por...

 
 
 

Kommentare


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page