• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ACORDO MERCOSUL – UNIÃO EUROPÉIA

A União Europeia quer voltar as discussões sobre o acordo com o Mercosul.

Tratativas iniciais discutidas em 2019 foram interrompidas , tendo como principal motivo os problemas locais relacionados ao meio ambiente, área ambiental, capitaneados pelo desmatamento da Amazonia. Atualmente com o cenário pós pandemia e impactos da guerra Rússia x Ucrânia, forçosamente há uma nova formatação de cadeias globais de suprimentos e consequentemente de comércio, isso para vários setores da economia global, sendo necessário o maior numero de alternativas comerciais, e de parcerias estratégicas, vindo daí a retomada das negociações.