ACORDO PARA A REDUÇÃO DA TEC

Após muito tempo e muitas negociações Brasil e Argentina concordaram em um corte da TEC (Tarifa Externa Comum – Mercosul) em 10%. A proposta inicial do Brasil era mais ambiciosa sugerindo corte de 50%. Pela não aceitação a segunda proposta do Brasil foi o corte de 20%, em duas fases. O acordo final de 10% tem apoio dos membros desse mercado comum (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) . A redução alcança 75% dos produtos componentes da TEC, mas alguns produtos ficaram de fora da redução como calçados, produtos têxteis, e brinquedos. Ponto importante do acordo é que qualquer componentes do Mercosul, de forma independente, pode elevar a redução aprovada para número maior de produtos.