top of page

AGRO 4.0

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 14 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Muito se fala na indústria 4.0 porém temos em nossa frente uma outra evolução 4.0 significativa que está relacionada ao agronegócio.

São muitos os projetos que acoplam as máquinas tradicionais várias ferramentas digitais destinadas a monitoramento, a mapeamento de lavouras por suas diversas culturas, o controle de herbicidas, inseticidas e fungicidas utilizados na safra, a análise do solo, a instalação de câmeras vinculadas a pulverizadores, ao uso de imagens de satélites para avaliar e ter relatórios de temperatura umidade do ar e outras várias aplicações.

Recentemente tivemos reunião com empresa cliente que ao se apresentar nos falou de sua classificação em termos operacionais relacionada ao agronegócio. Abordamos vários temas do setor até por atuação nele atendendo outras empresas. Falamos de possíveis benefícios fiscais de, por exemplo, o Convênio ICMS número 100/1997 que fala do tratamento diferenciado em operações com insumos agropecuários, falamos sobre a classificação fiscal de vários insumos para o agronegócio relacionados no capítulo 31 da TEC (Tarifa Externa Comum do Mercosul), falamos da possibilidade alíquota zero de PIS e Cofins para insumos aplicados em várias áreas do agronegócio .

Recentemente, em visita às instalações da empresa, encontramos laboratórios de T.I., engenheiros de software, engenheiros de hardware, estoque de vários componentes de informática, e protótipos com alta tecnologia digital sendo testados.

Ao falarmos com o responsável e questionarmos o enquadramento que ele nos apresentou de operação relacionada ao agronegócio, inclusive com CNAE que não representa, de fato, a atividade que realiza, esclarecemos o seu enquadramento como empresa de tecnologia voltada ao agronegócio.

São empresas como essa que estão sustentando, de forma silenciosa, o Agro 4.0. Essas empresas devem ser identificadas como empresas de tecnologia e inovação voltadas ao agronegócio, devendo usufruir de todas as possibilidades de incentivos fiscais, tributários e financeiros que estejam a sua disposição.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ADEQUAÇÃO DE NFe E NFCe _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Em busca de adaptar e adequar os documentos fiscais (NFe e NFCe) para atendimento as disposições da Reforma Tributária, tivemos a publicação (11/novembro/25) de mais uma Nota Técnica (Nota Técnica 202

 
 
 
DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensaçã

 
 
 
TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS (VISÕES DIFERENCIADAS)

Interessante o ponto de vista que correntes do mercado tem com relação ao assunto em destaque.   Uma das vertentes é de posicionamento que o modelo atual adotado pelo Brasil de tributar o lucro na emp

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page