ALERTA EMPRESARIAL – GESTÃO DO DESPERDÍCIO E O IMPACTO NOS NEGÓCIOS

Segue matéria do Grupo Bahia Associados publicado no site Panorama de Negócios na qual abordamos a gestão dos desperdícios.

O objetivo é a eliminação dos desperdícios na gestão empresarial. As empresas precisam trabalhar com a cultura de que recursos investidos devem gerar resultado dentro do previsto em seus business plans. A não geração do resultado esperado é um alerta importante para acompanhamento e correção efetiva da ocorrência problemática. Assumir a mesma como administrável ou contornável não é uma boa prática.

A matéria busca alertar as empresas contra o conceito relacionado aos desperdícios passarem a ser parte integrante do negócio, e efetivamente serem tratados dessa forma, ou seja, se não podemos vencê-lo nos juntamos a ele, errado! Devemos vencê-lo não possibilitando o seu surgimento devemos, na origem, vencer a cultura de conviver com os desperdícios.

Também na matéria, comentamos o alerta relacionado ao cenário de sistemas ERPs serem, muitas vezes, agilizadores de dados sobre desperdícios de forma a fortificarem as avaliações das empresas, desavisadamente, quanto a conviverem com esse conceito – administrar as perdas -. O uso de ferramentas sistêmicas deve ser um dos componentes que necessitam trabalhar em conjunto, direcionando o suporte na identificação do ponto falho no processo e na sua eliminação.

Boa leitura!!