top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ALTERAÇÕES NO CARF

A Câmara dos Deputados, aprovou o Projeto de Lei que traz a proposta de alteração no CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, retomando a aplicação do chamado “voto de qualidade”, que é o voto decisivo em questão de empate em julgamentos, passando esse voto a ser do representante do Governo. Veja o nosso Informativo de 07/07/2023 – CARF e o Voto de Qualidade.


Em 2020 esse voto foi extinto, de forma que o empates nesses julgamentos revertessem em vitória para os contribuintes. Atualmente o Governo alega perda de arrecadação significativa com essa configuração de decisões administrativas de segunda instancia. As condicionais para a aprovação do projeto na Câmara passaram pela manutenção do valor piso de 60 salários mínimos (R$ 79.200,00) para que o contribuinte possa recorrer ao CARF, e passaram pela não aplicação de multa, mais a redução de juros, o que facilitará o recolhimento, em caso de empate no julgamento. O tema segue, agora, para apreciação no Senado.


Ressalte-se a importância do tema como um dos componentes do ajuste fiscal das contas públicas.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentarios


bottom of page