top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

CONCEITOS TRIBUTÁRIOS QUE A PANDEMIA PODE ALTERAR

O perdão de dívidas, para o beneficiário do mesmo, é visto como um ganho e nesse sentido, na visão da Receita Federal ele está sujeito a tributação.


Uma das manifestações da Receita Federal a esse respeito consta na Solução de Consulta COSIT de numero 176/2018 que indica a incidência de PIS e Cofins sobre esse valor perdoado.


Recentemente a Justiça Federal de São Paulo, se manifestou na análise de processo dessa natureza – perdão de dívida quanto a não haver sobre o mesmo a incidência do PIS e da Cofins.


A questão fica por conta de conceituar, ou não, o perdão como um novo ingresso de recursos no caixa da empresa. O posicionamento da Justiça Federal é de que na operação não há ingresso de recursos na empresa, logo não há que se falar na incidência do PIS e da Cofins.


O momento de crise atual causada pela pandemia pode ser um multiplicador, ou mesmo, um divisor de águas nessa questão, considerando as várias negociações para perdão de dívidas por questões óbvias relacionadas a total falta de recursos de muitos contribuintes para honrar compromissos. Obter sucesso na negociação, vincula-se, em tese, a ter que pagar impostos sobre o mesmo. Parece um contra sendo, negociar dívidas pela atual crise e ter que pagar impostos pelo sucesso da negociação.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IA (INTELIGENCIA ARTIFICIAL) e IH (INTELIGENCIA HUMANA)

Recentemente tivemos matéria divulgada, referente a importância da qualidade da informação, antes, durante e após o seu processamento, o tratamento dos seus  dados,  seja na evolução tecnológica natur

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Ministra do STJ – Superior Tribuna de Justiça,   Regina Helena, ao comentar sobre as chamadas inovações trazidas pela reforma tributária, destacou  que o fato de termos  dois tributos  (IBS e CBS) 

MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Em nosso informativo de 13/março/24, abordamos esse tema,  comentando a representatividade do MEI em relação a outras naturezas jurídicas societárias de empresas, sendo ponto de atenção, o fato das at

bottom of page