APREENSÃO COM O SETOR INDUSTRIAL EM TODO MUNDO

Apesar de localmente o mercado de veículos novos apresentar números positivos em julho/22, o que é indicativo quanto aos fornecedores agregados a cadeia automotiva também estarem em crescimento, há certa apreensão com as perspectivas do mercado mundial em termos de manufatura, ou seja, setor industrial.

Os setores industriais nos EUA, na Europa e na Ásia, brigaram de forma agressiva para em julho/22 se manterem próximos aos resultados de meses anteriores. Novamente a desaceleração na produção industrial na China, ainda por conta da covid e de suas recentes restrições, é um dos motivos apresentados para essa apreensão, mas há também fatores internos a serem considerados, e até macroeconômicos como uma projeção de inflação mundial por conta do conflito Rússia “x” Ucrânia.

Há, com base em pesquisas e acompanhamentos de índices gestores de pedidos de compras colocados no setor industrial, o indicativo de queda, ou seja, de que grandes economias podem estar caminhando para uma recessão. Entre as grandes economias estão os EUA, mesmo com o FED (banco central americano) aumentando as taxas de juros, mas tendo em contrapartida a redução da atividade econômica, e economias de peso na zona do Euro que indicam, no prazo de um ano pelas perspectivas atuais, serem também fortes candidatas e uma recessão.