ARRECADAÇÃO FEDERAL

O crescimento da arrecadação federal é um dos fatores que indica a retomada da economia. Houve crescimento real da arrecadação no mês de julho/2021 em percentual de 22,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A Receita Federal indica que a arrecadação poderia ser melhor caso não houvesse, também, o aumento das compensações tributárias.

Na avaliação do Ministério da Economia o aumento da arrecadação pode ser visto como um avalizador de momento ideal para a reforma tributária, tendo em vista que as receitas primárias permitem reduzir, de forma significativa, o déficit primário agora em 2021, e abre a perspectiva de superavit para 2022.

O recolhimento de impostos e contribuições federais esta em R$ 270 bilhões acima da expectativa do Governo.