ARRECADAÇÃO FEDERAL EM 2023

Foi de R$ 2,3 trilhões a arrecadação federal no ultimo ano, com fechamento  considerado estável se comparado com 2022.

O resultado foi considerado bom pela Receita Federal, tendo em vista, o que identificam como atipicidades que impactaram essa arrecadação, como por exemplo, as desonerações ocorridas em 2022 (energia elétrica e combustível) que tiveram recomposição durante 2023. Alguns fatores  são apontados  como motivadores para esse cenário como o aumento de pouco mais de 21% no imposto de renda pessoa física – ganho de capital, considerando o comportamento da variação da SELIC em 2023, crescimento de aproximadamente 3,3% do imposto de renda e das contribuições previdenciárias sobre folha de pagamento, base no aumento da massa salarial, a arrecadação extraordinária do Programa Litígio Zero, e a exportação de óleo cru, ou como é identificado, óleo bruto. Como eventos comprometedores em 2023, temos a redução der alíquotas do IPI para vários produtos. Enfim a arrecadação de 2023 foi considerada satisfatória avaliando-se todas essas interferências, ou, anormalidades.

1 visualização0 comentário