ARRECADAÇÃO INDICA RETOMADA

Atualizado: 4 de Nov de 2020

Com o segundo mês em alta de arrecadação de tributos federais, setembro/2020, parece consolidar uma retomada da economia. O resultado da arrecadação de setembro que chegou a R$ 119,8 bilhões, foi o melhor para o mês nos últimos seis anos.

Esse movimento traz otimismo para se poder indicar uma retomada econômica. O mês de setembro/2020, em comparação a setembro do ano anterior, apresentou crescimento real de arrecadação na ordem de 1,97%, somando no ano (janeiro a setembro/2020) R$ 1,026 trilhão de valores arrecadados, sendo, porém, esse montante menor do que o arrecado no mesmo período de 2019 por motivos óbvios relacionados a pandemia.

O Governo também acompanha a evolução das chamadas compensações tributarias, como é o caso, por exemplo, dos impactos da decisão do STF – Supremo Tribunal Federal, quanto ao ICMS não compor a base de cálculo do PIS e da COFINS, cujo impacto para a arrecadação, no período, foi de R$ 12,121 bilhões.

Os números demonstram uma retomada que é a perspectiva positiva para a qual todos estão na torcida.