AS BOAS PRATICAS DE GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRATIVA E O SUPORTE NAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

A matéria do Grupo Bahia Associados sobre as boas práticas na gestão financeira e administrativa com base nos registros contábeis e fiscais da empresa, foi  publicada no site Contábeis. O link da publicação está na sequência. Na abordagem do tema, a proposta foi alertar os gestores e administradores sobre a evolução dos controles  de natureza fiscal e contábil das empresas  e a necessária mudança quanto ao perfil desses profissionais no conhecimento e na avaliação da amplitude dessas formas atuais de disponibilização de dados aos órgãos públicos que acompanham as atividades da companhia. Citamos como exemplo comparativo, o operacional de controles fiscais, tributários e contábeis que as empresas tinham que atender  no passado com processos manuais ou mecânicos, burocráticos e de raras e difíceis solicitações pelo órgão fiscalizador desses apontamentos para a homologação dos lançamentos e registos realizados, e a dinâmica desses controles atualmente com o suporte de forte aparato sistêmico e tecnológico propiciando agilidade, qualidade e a busca da transparência das informações.

Essa nova fase de disponibilização de dados das operações da empresa aos órgãos fiscalizadores deve ser aproveitada pelos gestores e administradores para aprimorar processos e procedimentos  internos que suportem  a geração das informações econômicas e financeiras do empreendimento.

“................importante que tenhamos  competência para resolver problemas mas importante, também, é termos maior competência para não deixarmos os problemas ocorrerem.....”

Boa leitura!

0 visualização0 comentário