Ponto de extrema importância para os administradores e gestores das empresas, está relacionado ao cumprimento das obrigações da mesma com o mercado, com os seus fornecedores, sejam eles de qualquer categoria e/ou classificação.
Muitas vezes a não consistência de fluxo de caixa faz com que a empresa tenha que identificar, rapidamente, formas de liquidar obrigações, para as quais as suas disponibilidades atuais não são suficientes.
É parte indissociável dessa avaliação a estratégia do negócio, e a dinâmica do mercado no qual a empresa atua. Por exemplo, se a atividade, por sua natureza, pode ter frequentes possibilidades de realocação em termos de instalação física, pode não ser melhor alternativa a compra de imóvel para se estabelecer, ou até mesmo, a construção de instalações. Nesse ponto da avaliação, devemos explorar além de outros não menos importantes, o conceito de CAPEX e OPEX, trazendo para a análise mais esse incremento de alternativas a criticar.
Os links abaixo trazem material do Grupo Bahia Associados sobre o tema, buscando alertar os administradores e gestores de empreendimentos sobre a importância do mesmo.
Comments