Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

ATENÇÃO AS COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS

A PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, ligou mais uma vez o alerta e esta direcionando atenção a compensações de tributos federais.


Novamente um dos alvos de atenção são os créditos gerados pela exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, o que para a PGFN não é assunto finalizado considerando os embargos de declaração apresentados junto ao STF – Supremo Tribunal Federal.


Agora o foco também está direcionado a compensação desses créditos com débito do INSS. A possibilidade de compensação dessa natureza, chamada compensação cruzada, ocorre desde 2018 com base na lei de numero 13670/2018, tendo como suporte as informações do e_SOCIAL.


Para a PGFN a possibilidade dessas compensações (compensações cruzadas) ocorre a partir da previsão legal que consta na Lei n⁰ 13670/2018, ou seja, informações no e_SOCIAL. Já os contribuintes entendem que a possibilidade dessa compensação é aplicável também à datas anteriores.


Mais um alerta para a realização de compensações e a necessidade de ter “à mão” todos os documentos e argumentos de suporte para fazer valer o que é legalmente justo na aplicação das mesmas.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais um tema que irá trazer apreensão ao mercado e principalmente aos profissionais da área de saúde e a instituições que atuam na área. A Lei de número 14434/2022 definiu um piso mensal de salário na

Em nosso informativo de 31/julho/2022 tratamos da publicação do Decreto de numero 11158/2022 que trouxe alterações a TIPI (tabela de incidência do IPI) quanto as alíquotas desse imposto. Comentamos qu

O Senado Federal aprovou a Medida Provisória de numero 1108/22 que trata, entre outros temas, do teletrabalho e da jornada de trabalho reduzida nos casos de calamidade pública. A diferença entre essa