top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ATENÇÃO AS COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS

A PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, ligou mais uma vez o alerta e esta direcionando atenção a compensações de tributos federais.


Novamente um dos alvos de atenção são os créditos gerados pela exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, o que para a PGFN não é assunto finalizado considerando os embargos de declaração apresentados junto ao STF – Supremo Tribunal Federal.


Agora o foco também está direcionado a compensação desses créditos com débito do INSS. A possibilidade de compensação dessa natureza, chamada compensação cruzada, ocorre desde 2018 com base na lei de numero 13670/2018, tendo como suporte as informações do e_SOCIAL.


Para a PGFN a possibilidade dessas compensações (compensações cruzadas) ocorre a partir da previsão legal que consta na Lei n⁰ 13670/2018, ou seja, informações no e_SOCIAL. Já os contribuintes entendem que a possibilidade dessa compensação é aplicável também à datas anteriores.


Mais um alerta para a realização de compensações e a necessidade de ter “à mão” todos os documentos e argumentos de suporte para fazer valer o que é legalmente justo na aplicação das mesmas.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O custo do crédito financeiro vai aumentar com a reforma tributária. Esse aumento deve durar, estima-se por cinco anos, até que ocorra uma acomodação do mercado financeiro no novo sistema. A questão

Em nossos informativos de 05/10/23 e 10/11/23, tratamos da Lei do Estado de São Paulo de numero 17843/23 que trata do “Acordo Paulista”, programa destinado a facilitar que contribuintes do Estado, que

A Secretaria da Fazendo do Rio de Janeiro, utilizará a partir de janeiro/2024, sistema de processamento de dados, que permitirá a análise de processos relacionados a ressarcimentos de créditos de IC

bottom of page