top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ATUALIZAÇÃO SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

O Governo Federal trabalha forte para encaminhar no Congresso as discussões sobre a reforma tributária. Na análise do tema, está certa a divisão das discussões em duas fases, sendo a primeira relacionada a revisão dos tributos sobre o consumo, com a proposta de unificar cinco deles (PIS, Cofins, IPI, ICMS, ISS). A PEC 45 da Câmara do Deputados e a PEC 110 do Senado sãos os balizadores das análises.


Outro consenso, tem relação, a não abrir exceções nas discussões, exceções essas relacionadas a favorecer, um ou mais setores da economia, pois é entendimento, essa ação poderá trazer prejuízos ao uso de uma alíquota básica para se manter a carga tributária atual no consumo, fala-se em alíquota de 25%.


Assim, busca-se apresentar na reforma tributária, um modelo mais homogêneo e simplificado, evitado, ao máximo, a flexibilização de regras para setores específicos. Em resumo temos os objetivos definidos, como a unificação, a simplificação, a manutenção de carga tributária, e a eliminação de exceções, resta saber se os mesmos serão alcançados.


Os nossos informativos de 06 e 19/janeiro/23, 06 e 10/fevereiro/23 trazem mais informações sobre esse importante tema.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentarios


bottom of page