AUMENTO DE ARRECADAÇÃO – REAQUECIMENTO DA ECONÔMIA

Tudo indica que a economia demonstra estar em rota de crescimento. Um dos fatores que lastreia essa percepção é o aumento da arrecadação de tributos federais ocorrido no ultimo mês de maio com valores na ordem de R$ 140,9 Bilhões, o aumento em comparação ao mês de maio do ano anterior foi de 68,5%. Apesar desse percentual significativo a análise é realizada de forma crítica considerando que em maio/2020 tínhamos situações pontuais causadas pela pandemia, sendo uma delas a possibilidade de adiar recolhimento de impostos no âmbito federal.

Isso pode ser verificado quando a comparação é realizada com o mês e maio/2019 no que se refere, por exemplo, a arrecadação sobre a folha de pagamento (receitas previdenciárias), e ai temos uma queda de arrecadação na ordem de 7,2%.

De qualquer forma os sinais de recuperação são perceptíveis. O índice de confiança do comércio (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) também teve aumento na transição maio e junho em 12,2% sendo a primeira elevação do ano.