Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO – REAQUECIMENTO DA ECONÔMIA

Tudo indica que a economia demonstra estar em rota de crescimento. Um dos fatores que lastreia essa percepção é o aumento da arrecadação de tributos federais ocorrido no ultimo mês de maio com valores na ordem de R$ 140,9 Bilhões, o aumento em comparação ao mês de maio do ano anterior foi de 68,5%. Apesar desse percentual significativo a análise é realizada de forma crítica considerando que em maio/2020 tínhamos situações pontuais causadas pela pandemia, sendo uma delas a possibilidade de adiar recolhimento de impostos no âmbito federal.


Isso pode ser verificado quando a comparação é realizada com o mês e maio/2019 no que se refere, por exemplo, a arrecadação sobre a folha de pagamento (receitas previdenciárias), e ai temos uma queda de arrecadação na ordem de 7,2%.


De qualquer forma os sinais de recuperação são perceptíveis. O índice de confiança do comércio (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) também teve aumento na transição maio e junho em 12,2% sendo a primeira elevação do ano.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refin

PRESERVAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA

Em marco/2021 o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) de numero 186/2019 que permitiu ao Governo, pagar, em 2021 o auxilio emergencial no montante de R$ 44 bilhões focando os m