top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO – REAQUECIMENTO DA ECONÔMIA

Tudo indica que a economia demonstra estar em rota de crescimento. Um dos fatores que lastreia essa percepção é o aumento da arrecadação de tributos federais ocorrido no ultimo mês de maio com valores na ordem de R$ 140,9 Bilhões, o aumento em comparação ao mês de maio do ano anterior foi de 68,5%. Apesar desse percentual significativo a análise é realizada de forma crítica considerando que em maio/2020 tínhamos situações pontuais causadas pela pandemia, sendo uma delas a possibilidade de adiar recolhimento de impostos no âmbito federal.


Isso pode ser verificado quando a comparação é realizada com o mês e maio/2019 no que se refere, por exemplo, a arrecadação sobre a folha de pagamento (receitas previdenciárias), e ai temos uma queda de arrecadação na ordem de 7,2%.


De qualquer forma os sinais de recuperação são perceptíveis. O índice de confiança do comércio (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) também teve aumento na transição maio e junho em 12,2% sendo a primeira elevação do ano.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page