top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO PODE SUGERIR DIMINUIÇÃO DE IMPOSTOS

O Ministro da Economia indicou que o possível aumento de arrecadação pode ser um dos fatores a utilizar na justificativa do corte de impostos. Considerando essa possibilidade de aumento, e outros estudos complementares realizados pelo Ministério da Economia, um dos impostos a ser cortado, aliás eliminado, na visão do Ministro da Economia é o IPI, tendo como objetivo aumentar a competitividade da indústria.


Já o imposto de renda das empresas, nessa proposta de redução, sofrerá um corte de cinco pontos percentuais em duas etapas de dois pontos percentuais e meio cada uma. Para o imposto de renda da pessoa física a sugestão é o aumento da faixa de isenção chegando a mesma a R$ 2.300,00.


Para o PIS e a COFINS os estudos que contemplam a substituição deles pela contribuição sobre bens e serviços (CBS) sugere-se a redução da alíquota originalmente proposta de 12% para algo próximo de 10%.


O refinanciamento das dívidas tributárias esta no radar das propostas com o intuito de amenizar a pressão que existe nas empresas sobre esse tema, permitindo um planejamento mais sustentável de seu fluxo de caixa voltado a quitação de tributos em atraso.


Agora, pensando não em corte, mas em aumento da arrecadação, uma das propostas é a tributação sobre a distribuição de lucros e dividendos.


Enfim, tudo isso caminha ao lado do projeto de reforma tributária, ou seja, propostas existem, resultado positivo das mesmas somente será perceptível com suas efetivações.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O custo do crédito financeiro vai aumentar com a reforma tributária. Esse aumento deve durar, estima-se por cinco anos, até que ocorra uma acomodação do mercado financeiro no novo sistema. A questão

Em nossos informativos de 05/10/23 e 10/11/23, tratamos da Lei do Estado de São Paulo de numero 17843/23 que trata do “Acordo Paulista”, programa destinado a facilitar que contribuintes do Estado, que

A Secretaria da Fazendo do Rio de Janeiro, utilizará a partir de janeiro/2024, sistema de processamento de dados, que permitirá a análise de processos relacionados a ressarcimentos de créditos de IC

bottom of page