• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

BACEN E O ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO

O Banco Central estuda o fim da cobrança do crédito rotativo sobre o cartão de crédito. A proposta é substituir essa cobrança por parcelamento com juros de até 9% ao mês. Assim, o atraso, ou, o não pagamento integral da fatura do cartão levará, automaticamente, o valor em aberto para esse parcelamento. Considerando a taxa média anual do crédito rotativo, em 437%, sem dúvidas, a nova proposta é interessante se comparada com o modelo atual do rotativo. Por sua vez, os bancos indicam que a ideia deve ser explorada e amadurecida, pois a questão do rotativo do cartão de crédito e seu peso para o consumidor contribuinte é significativo.