O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que é patrocinado pela Federação dos Bancos (FEBRABAN) , pelo Banco Central (BC), pela Secretaria Nacional do Consumidor e pelos Procons, teve início na última sexta feira.
O mutirão vai até 30 de novembro de 2024, ou seja, até o finam deste mês. O propósito do mesmo, considerando a escassez de linha de crédito, o custo do crédito e as perspectivas não muito boas para esse cenário é promover a negociação de dívidas bancárias e o equilíbrio financeiro dos consumidores. Os bancos participantes vão oferecer condições especiais aos devedores, a depender de sua política de crédito, estando presente entre as mesmas, o parcelamento, o desconto do valor da dívida, e taxas de juros reduzidas para possível refinanciamento.
As dívidas contempladas no mutirão são as relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia nem dívidas prescritas.
As orientações para os interessados estão relacionadas a buscarem informações sobre o quanto é a sua dívida, e para isso consultem no Banco Central, o relatório de empréstimos e financiamento (SCR) através da conta gov.br; com essa informação em mãos bem como com os dados das instituições que poderão negociar, deve-se fazer o cadastro no site consumidor.gov.br (conta prata ou ouro), seguindo as instruções.
Os bancos participantes são:
Banco BMG
Banco BV
Banco Carrefour
Banco Daycoval
Banco do Brasil
Banco do Nordeste
Banco Fibra
Banco Inter
Banco Mercantil
Banco Original e Picpay
Banco Pan
Banco Semear
Banco Volkswagen
Banpará
Banrisul
Bradesco
C6 Bank
Caixa Econômica Federal
Cetelem
Digimais
Itaú Unibanco
NBC Bank
Paraná Banco
Safra
Santander e Santander Financiamentos
Senff
Sicredi
Tribanco
Comments