top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

BENEFÍCIOS FISCAIS DO ICMS

A Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, se manifestou no sentido de que não incide IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos Estados ou Distrito Federal às empresas que, em seus limites, se instalem ou ampliem investimentos, considerando o atendimento de requisitos inclusive contábeis exigidos pela legislação.


A questão, basicamente, tinha tomado rumo com a publicação da Lei Complementar de número 160/2017, que no seu artigo 9º alterou a redação do parágrafo 4º do artigo 30 da Lei de numero 12973/2014, de forma a indicar que os incentivos e benefícios fiscais, ou financeiros-fiscais referente ao ICMS concedidos pelos Estados ou Distrito Federal são considerados subvenção para investimento.


Apesar desse posicionamento da Lei Complementar, a Receita Federal, em recentes manifestações (Soluções de Consultas DISIR 1009/20, COSIT 145/20 e DISIT 6028/21) expressou entendimento no sentido de os benefícios classificados como subvenção para custeio terem a incidência do IRPJ e da CSLL tendo em vista o seu conceito financeiro de suporte ao caixa da empresa, diferente do investimento para subvenção destinado a suporte na implementação do empreendimento, que não deve ter a tributação do IRPJ e da CSLL.


Com a decisão do CARF reforça-se a aplicação trazida pela Lei Complementar número 160/2017 quanto a qualquer benefício do ICMS concedido pelos Estados ou Distrito Federal, para instalação ou ampliação de empreendimentos, ter a característica de subvenção para investimento atendendo as condicionais para tal.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA

Em um dos nossos últimos informativos, comentamos sobre a alteração da tabela progressiva do imposto de renda da pessoa física. Pela nova tabela a faixa de isenção que era de R$ 2.212,00 passou a ser

PERSE – A CORRETA APLICAÇÃO DO BENEFÍCIO

O PERSE – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, pode ter gerado a abertura para ilícitos relacionados  a operações de lavagem de dinheiro, isso com base  em análise de técnicos a Recei

bottom of page