CARGA TRIBUTÁRIA – SERVIÇOS MÉDICOS

Atualizado: 9 de Ago de 2021

O planejamento financeiro e tributário de empresas que atuam na área de saúde tem ganhado importância vital para trazer rentabilidade e lucratividade ao negócio.

Temos trabalhado junto a estabelecimentos que desenvolvem essas atividades buscando orientá-los quanto a administrar suas atividades operacionais trazendo para as mesmas a maximização de ganho tributário, e consequentemente, a rentabilidade planejada para a operação.

Questões que tenham vinculação a forma de administrar as atividades do estabelecimento e a relação dele com profissionais que lhe prestam serviços, ou, para os quais há a disponibilidade de infraestrutura para a realização de atividades profissionais de saúde são pontos importantes para que haja o alcance da rentabilidade esperada no negócio.

As variáveis são muitas a analisar, envolvendo o enquadramento tributário do estabelecimento, possíveis projetos de inovação que ele possa explorar e a maximização de resultado tributário, quais as ideais formas de enquadramento contábil de determinados investimentos, o rateio de despesas, as formas de distribuição de lucros e dividendos, o que a proposta de reforma tributária pode trazer de novidade as operações desses estabelecimentos e dos profissionais que estão relacionados a elas. Enfim as atenções e os planos de ação para amenizar possíveis impactos são muitos.

Segue material que aborda parte do que tratamos acima.