Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

CEST – Código Especificador da Substituição Tributária (Adiamento)

A utilização do código CEST deveria ter aplicação a partir de 01/10/2016.  O Convênio ICMS  nº 90/2017 alterou a data e aplicação dessa exigência para 01/07/2017.

O motivo do adiamento, conforme comentários,  é a falta de consenso dos Estados na aplicação das normas referente a exigência, o que causa, automaticamente, dúvidas aos contribuintes sobre a aplicação da norma.

Esse código tem a proposta da padronização, na emissão de Notas Fiscais,  ao se identificar mercadorias sujeitas a tributação na modalidade de substituição tributária do ICMS.

Vamos aguardar que até o final do primeiro semestre do próximo ano tenhamos entendimento dos Estados sobre mais essa matéria.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refin

PRESERVAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA

Em marco/2021 o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) de numero 186/2019 que permitiu ao Governo, pagar, em 2021 o auxilio emergencial no montante de R$ 44 bilhões focando os m