CLINICAS PRIVADAS E A VACINAÇÃO

A Associação Brasileira das Clinicas de Vacina com o suporte de uma empresa importadora de produtos médicos alinhava acordo para importação de até 5 milhões de doses de vacina para combater o coronavírus. A estimativa é que no próximo mês de abril, pós aprovação da ANVISA, a vacina identificada como Covaxin da farmacêutica Bharat Biontech, já esteja disponível no mercado.

A disponibilização de doses para as clínicas, estima-se ocorrerá na ordem entre o mínimo de 2 mil e o máximo de 400 mil doses. O valor também estimado, esta na faixa de US$ 40,78 para as aquisições entre 2 mil e 7,2 mil doses. Acima de 7,2 mil até 12 mil doses o valor será de US$ 38,00. Acima de 12 mil doses até 50 mil doses o custo será de US$ 36,00. Acima de 50 mil doses até 100 mil doses o valor será de US$ 34,43 e acima de 100 mil doses o valor será de US$ 32,71.

As empresas interessadas devem realizar adiantamento de 10% do valor da aquisição, com a garantia de devolução do mesmo caso não ocorra a aprovação do medicamento pela ANVISA, e antes da importação complementar o montante de pagamento em até 50% do valor da compra.

O assunto que estava sendo tratado de forma mais precavida pelo setor, tomou forma, após as declarações do Presidente da República defendendo a compra de vacinas pelo setor privado.

Resta torcer pela aprovação da ANVISA e pela não interferência burocrática seja regulamentar, logística, ou de qualquer outro nível, avalizando a urgência na operação de compra e o uso do medicamente, localmente, para o bem da população e para a volta à normalidade.