top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

COMO ELABORAR O PREÇO DE VENDA

Tópico fundamental para se alcançar a rentabilidade (retorno do investimento) e a lucratividade ( lucro base na eficiência operacional) está relacionado a estratégia comercial do negócio. Item fundamental nessa estratégia é a definição do preço de venda do produto ou serviço que está se ofertando.


Para uma definição correta de preço de venda, ou, o mais próximo possível do correto, é importante se ter apontamentos claros do valor daquilo que se consome para fazer aquela determinada oferta. Aqui entra a importância da contabilidade da empresa, seja em sua versão societária, ou até mesmo gerencial, mas sempre focadas na identificação, o mais precisa possível, de custos diretos e indiretos e despesas operacionais, não operacionais e financeiras.


Com esses dados em mãos, após uma análise crítica dos mesmos, podemos partir para o cálculo do “mark-up”, considerado com um índice utilizado na formação de peço de venda.


De forma ilustrativa podemos ter:



Acima temos um exemplo simples de cálculo do “mark-up”. A definição de preço não depende e/ou deve ficar somente com a avaliação desse índice, mas ele é fundamental, para a empresa identificar, de forma comparativa, como está em relação ao mercado. Se o seu preço esta bem maior do que os praticados pelos concorrentes, pode ser o caso de redução de margem, ou, pode ser o caso de administrar melhor os seus custos, ou, de gerenciar de forma mais critica as suas despesas. Já se seu preço estiver menor, ela tem bom fôlego para trabalhar a sua margem de forma mais positiva.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page