Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

Compensação de Créditos Previdenciários

Solução de Consulta nº 132/2016 da Coordenação Geral de Tributação – Receita Federal, esclareceu que a compensação de créditos referentes a contribuição previdenciária deve obedecer as determinações da Instrução Normativa RFB nº 1300/2012, devendo, também, ocorrer a retificação da GFIP na qual a obrigação foi declarada.

A IN RFB nº1300/2012 é ato normativo que traz os esclarecimentos sobre a restituição, compensação, ressarcimento e reembolso de tributos no âmbito da Receita Federal, ou seja, por Ela administrados. Os artigos 56 a 60 da Instrução abordam a compensação de contribuições previdenciárias.

A Solução de Consulta informa que esse procedimento de compensação deve ser aplicado, inclusive, para as decisões judiciais transitadas em julgado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refin

PRESERVAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA

Em marco/2021 o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) de numero 186/2019 que permitiu ao Governo, pagar, em 2021 o auxilio emergencial no montante de R$ 44 bilhões focando os m