top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

COMPENSAÇÃO IRPJ/CSLL COM DÉBITOS PREVIDENCIÁRIOS

Através da Solução de Consulta COSIT (Coordenação Geral de Tributação) de numero 15/2021 a Receita Federal entendeu pela possibilidade de compensação de IRPJ e CSLL recolhidos por estimativa, com débitos previdenciários informados no e_Social.


A questão analisada considerou estimativas de IRPJ e CSLL recolhidas de janeiro a dezembro e débitos do e_Social informados a partir de julho do mesmo ano.


O esclarecimento da Consulta foi no sentido de que os recolhimentos por estimativa são antecipações cujo fato gerador no caso analisado ocorreu, efetivamente, em 31 de dezembro.


Como o exercício de ocorrência dos fatos foi 2018, a abordagem indicou que mesmo os recolhimentos por estimativa de janeiro a junho poderiam ser utilizados para compensar débitos previdenciários do e_Social entregue a partir de julho, pois o período de apuração do IRPJ e da CSLL , se constituiu de fato, em 31/dezembro/2018.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DOLAR

Dólar à vista indica aumento de 2,4% durante a semana, e isso, tem suporte  nas indefinições sobre os juros nos EUA, tensões no Oriente Médio, e incertezas sobre a evolução da dívida pública local. On

IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA

Senado aprovou o  Projeto de Lei que leva a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física, para quem tem renda de até R$ 2.824,00 ao mês. Na primeira quinzena de março/24 o Projeto foi aprovado na Câma

Comments


bottom of page