top of page

COMPENSAÇÃO IRPJ/CSLL COM DÉBITOS PREVIDENCIÁRIOS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 16 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

Através da Solução de Consulta COSIT (Coordenação Geral de Tributação) de numero 15/2021 a Receita Federal entendeu pela possibilidade de compensação de IRPJ e CSLL recolhidos por estimativa, com débitos previdenciários informados no e_Social.


A questão analisada considerou estimativas de IRPJ e CSLL recolhidas de janeiro a dezembro e débitos do e_Social informados a partir de julho do mesmo ano.


O esclarecimento da Consulta foi no sentido de que os recolhimentos por estimativa são antecipações cujo fato gerador no caso analisado ocorreu, efetivamente, em 31 de dezembro.


Como o exercício de ocorrência dos fatos foi 2018, a abordagem indicou que mesmo os recolhimentos por estimativa de janeiro a junho poderiam ser utilizados para compensar débitos previdenciários do e_Social entregue a partir de julho, pois o período de apuração do IRPJ e da CSLL , se constituiu de fato, em 31/dezembro/2018.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ADEQUAÇÃO DE NFe E NFCe _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Em busca de adaptar e adequar os documentos fiscais (NFe e NFCe) para atendimento as disposições da Reforma Tributária, tivemos a publicação (11/novembro/25) de mais uma Nota Técnica (Nota Técnica 202

 
 
 
DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensaçã

 
 
 
TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS (VISÕES DIFERENCIADAS)

Interessante o ponto de vista que correntes do mercado tem com relação ao assunto em destaque.   Uma das vertentes é de posicionamento que o modelo atual adotado pelo Brasil de tributar o lucro na emp

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page