Em informativos e treinamentos sobre esse tema, sempre enfatizamos que a “......comunicação é, sem dúvida, o aspecto mais importante, também, em nossa vida profissional e nas relações empresariais....”.
Estamos convictos de que, aquilo que tivemos a intenção de transmitir alcançou seu objetivo, ocorreu com sucesso, ou seja, os nossos interlocutores entenderam corretamente a informação? Isso é fundamental em qualquer situação. A comunicação é definida como a forma de se tornar uma determinada informação, ou, um determinado dado, de conhecimento comum, independentemente do método utilizado. Podemos nos comunicar entre outras formas, por gestos, pela fala, pela escrita, pelo visual, o meio onde estamos naquele determinado momento é que vai definir a maneira de nos comunicarmos, mas o importante é transmitir a informação, e ter certeza de que formos entendidos.
É importante a confirmação de que houve o entendimento da mensagem. A importância esta atrelada ao fato de que, invariavelmente , temos ações a tomar após receber e processar aquela informação. É pudente questionar se houve entendimento, se houve a compreensão, se há alguma dúvida no que foi transmitido. Muitas vezes o retorno quanto ao entendimento pode não estar implícito a dizer que captou a informação naquele exato momento de sua transmissão, mas podemos ter na sequencia ao recebimento da mensagem, datas a cumprir, trabalhos a realizar, confirmações a serem processadas, e ai essas informações todas fizeram parte daquele momento de comunicação. Neste caso o receptor da menagem deve ter captado essa sua obrigação de retorno em eventos futuros. O não retorno “quebra” o fluxo de comunicação e traz prejuízo a mesma, a comunicação falhou, pois um componente do circuito não entendeu a mesma, ou, não cumpriu fase de seu conteúdo.
O processo de comunicação no mundo corporativo é crucial para o sucesso de qualquer operação, de qualquer atividade. A comunicação deve ser objetiva, simples, com o conteúdo necessário para que os interlocutores entendam a mensagem. Muitas vezes a questão aqui fica por conta de conteúdos extremamente técnicos que para alguns envolvidos no processo de comunicação é coisa fácil de entender pois é parte de sua área de atuação, mas para outros é mais difícil por não serem da área. A busca deve estar centrada na otimização e eficiência do processo e daquilo que dele venha a surgir como resultado. Se não entendeu “levante a mão e diga – não entendi – pode repetir.”
A comunicação corporativa quando relacionada a clientes e fornecedores tem aspectos que devem ser considerados no enfoque de que estamos tratando de uma relação comercial, e que essa relação comercial pode ter em seu desdobramento aspectos que mereçam ser validados. Exemplo, dados sobre determinada mercadoria adquirida ou vendida, valores, questões de qualidade e aplicação do item, tempo de entrega, instalação, etc.... Quando tratamos de prestação de serviços, é importante atenção a condicionais acordadas relacionadas a qualidade, prazo de entrega e retorno, meio de disponibilização dos dados/informações, etc.....
Ainda no mundo corporativo é fundamental sabermos a política da empresa quanto a ferramentas de comunicação, e utilizar aquelas ferramentas que a empresa disponibiliza e considera oficiais. Não menos importante é sempre retornar seja internamente na organização, seja para o seu cliente, ou, fornecedor externo. Pondere que o seu não retorno, ou o mesmo de forma não transparente, confusa, imprecisa pode influenciar na avaliação de sua atividade, e extrapolar para avaliação de seu departamento e de sua empresa perante aquele parceiro externo.
Como dizem, a comunicação é uma arte, seja um excelente comunicador transmitindo com clareza a informação e validando se houve o entendimento. Importante considerar que o receptor da informação (o ouvinte) também deve ser um excelente comunicador, pois a arte de ouvir é parte da arte de se comunicar com maestria. Veja o nosso informativo sobre “OUVIR OU ESCUTAR” de 06/outubro/2023.
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