CUIDADO EM UTILIZAR O FLUXO DE CAIXA COMO ÚNICA FERRAMENTA DE GESTÃO

Segue matéria do Grupo Bahia Associados publicada no site Contábeis, alertando sobre o risco de administrar a empresa com suporte somente no fluxo de caixa.

Abordamos o tema com enfoque na simplicidade que o fluxo de caixa parece apresentar mediante outros controles da boa gestão econômica financeira do empreendimento.

A simplicidade, por vezes, faz com que o gestor concentre suas decisões no acompanhamento desse fluxo, na sua progressão, nos saldos financeira diários do mesmo, o que é um risco considerando que não há no fluxo de caixa a proposta de analisar e avaliar a forma pela qual os recursos chegarão a companhia, ou seja, trata-se de uma análise limitada a movimentação financeira, não comportando  análise detalhada  sobre o orçamento da companhia, sobre suas estratégias operacionais e comerciais, formas e planos de ação e planos corretivos, para os recursos financeiros serem gerados e bem utilizados, ai sim, com o acompanhamento do fluxo e caixa.

Boa leitura!