Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

DESCOMPLICA TRABALHISTA

Atualizado: 4 de nov. de 2020

É o programa de revisão de regras trabalhistas implementado pelo Governo Federal, voltado a desburocratizar e a reduzir a complexidade de normas trabalhistas a serem atendidas por parte das empresas, mas mantendo como premissa básica, a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Como exemplo, ocorre a revisão de normas de segurança do trabalho para o setor agrícola, a simplificação do e_SOCIAL, com o CPF sendo o único numero de identificação do trabalhador, o anuncio de pelo menos 2000 simplificações para os próximos dias inclusive com relação as NRs (Normas Regulamentadoras) relacionadas a segurança do trabalho, mas enfatizando a manutenção de requisitos básicos que garanta a integridade física e emocional do trabalhador.


O Governo alerta que as alterações aplicadas as atividades no campo não se aplicam as atividades laborais em centros urbanos, e vice e versa.


A estimativa é que a economia das empresas com essas alterações pode chagar a R$ 4 bilhões no ano já consideradas as reduções de penalidades e multas em processos de fiscalização.


Com a dificuldade de se evoluir na redução dos encargos de folha de pagamento por conta dos trâmites da reforma tributária, essa proposta não deixa de ser uma boa notícia.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mais um tema que irá trazer apreensão ao mercado e principalmente aos profissionais da área de saúde e a instituições que atuam na área. A Lei de número 14434/2022 definiu um piso mensal de salário na

Em nosso informativo de 31/julho/2022 tratamos da publicação do Decreto de numero 11158/2022 que trouxe alterações a TIPI (tabela de incidência do IPI) quanto as alíquotas desse imposto. Comentamos qu

O Senado Federal aprovou a Medida Provisória de numero 1108/22 que trata, entre outros temas, do teletrabalho e da jornada de trabalho reduzida nos casos de calamidade pública. A diferença entre essa