Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

DESCOMPLICA TRABALHISTA

Atualizado: 4 de Nov de 2020

É o programa de revisão de regras trabalhistas implementado pelo Governo Federal, voltado a desburocratizar e a reduzir a complexidade de normas trabalhistas a serem atendidas por parte das empresas, mas mantendo como premissa básica, a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Como exemplo, ocorre a revisão de normas de segurança do trabalho para o setor agrícola, a simplificação do e_SOCIAL, com o CPF sendo o único numero de identificação do trabalhador, o anuncio de pelo menos 2000 simplificações para os próximos dias inclusive com relação as NRs (Normas Regulamentadoras) relacionadas a segurança do trabalho, mas enfatizando a manutenção de requisitos básicos que garanta a integridade física e emocional do trabalhador.


O Governo alerta que as alterações aplicadas as atividades no campo não se aplicam as atividades laborais em centros urbanos, e vice e versa.


A estimativa é que a economia das empresas com essas alterações pode chagar a R$ 4 bilhões no ano já consideradas as reduções de penalidades e multas em processos de fiscalização.


Com a dificuldade de se evoluir na redução dos encargos de folha de pagamento por conta dos trâmites da reforma tributária, essa proposta não deixa de ser uma boa notícia.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CUIDADOS QUE AS EMPRESAS DEVEM TER PARA 2022

Segue matéria do Grupo Bahia Associados, publicado no Site Contábeis, comentando e apontando cuidados que as empresas devem ter em 2022 para manter um bom planejamento econômico e financeiro de suas o

DISPOSIÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Em nossos informativos de 11, 16 e 29 de novembro de 2021 tratamos do Decreto de numero 10854/21 que teve como proposta trazer novas disposições a legislação trabalhista. Uma dessas alterações relacio

INFLAÇÃO ACIMA DA META

As justificativas do Banco Central para o encerramento de 2021 com a inflação em 10,06%, ou seja, acima da meta que era de 3,75% com tolerância de 1,5 ponto percentual, esta relacionada aos preços das