top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

O PESO DO FRETE MARÍTIMO

A Agencia das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) alertou para o risco da recuperação da economia mundial, considerando a alta das tarifas de frete marítimo. A questão considera que 80% do comércio mundial utiliza o modal marítimo. Fatores de empecilhos logísticos no mesmo, como congestionamentos em portos e falta de containers direcionam o transporte para o modal aéreo o que não sustenta de forma segura as cadeias globais de produção, de comercio e de consumo.

Esse impacto já pode ser observado, por exemplo, com a indicação da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) quanto ao terceiro trimestre de 2021 já indicar diminuição do crescimento nas grandes economias, apesar de considerar que muitas retornaram a estágios de antes da pandemia.

A conclusão no momento atual é que para a voltada da normalidade no frete marítimo precisamos ter investimentos em infraestrutura, em tecnologia de transporte, em digitalização, em racionalização voltada a facilitar medidas comerciais, ou seja, soluções baseadas em inovação.

Caso seja mantido esse nível de custo para o frete marítimo, estima-se o incremento do preço de importações em 11%, elevando-se em média, o índice de preço a consumidor em 1,5 ponto percentual até o final de 2023.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IA (INTELIGENCIA ARTIFICIAL) e IH (INTELIGENCIA HUMANA)

Recentemente tivemos matéria divulgada, referente a importância da qualidade da informação, antes, durante e após o seu processamento, o tratamento dos seus  dados,  seja na evolução tecnológica natur

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Ministra do STJ – Superior Tribuna de Justiça,   Regina Helena, ao comentar sobre as chamadas inovações trazidas pela reforma tributária, destacou  que o fato de termos  dois tributos  (IBS e CBS) 

MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Em nosso informativo de 13/março/24, abordamos esse tema,  comentando a representatividade do MEI em relação a outras naturezas jurídicas societárias de empresas, sendo ponto de atenção, o fato das at

bottom of page