Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

DEVEDORES DUVIDOSOS E O IMPACTO NA APURAÇÃO DO RESULTADO FISCAL

A Medida Provisória de número 944/2020 que trata do Programa Emergencial de Suporte ao Emprego, que esta em análise  no Legislativo, provavelmente terá um adendo estranho ao seu tema, mas que não pode passar desapercebido.


Trata-se  da proposta de incluir no texto da M.P. para sua conversão em Lei, de permissão para que as empresas enquadradas no lucro real, quando da apuração de resultado para fins de imposto de renda e contribuição social sobre o lucro,  considerem valores em aberto, a receber, a título de devedores duvidosos, somente com a comprovação do protesto da dívida em cartório.


Atualmente, para esse aproveitamento as empresas devem obedecer um escalonamento de valores e comprovação para o mesmo de respectivo esforço de cobrança que não tenham surtido o esperado efeito. Se aprovada a simplificação, os trâmites de imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro para  as empresas tributadas pelo lucro real, quanto ao tema “PDD”, ou, provisão para devedores duvidosos,  poderá trazer ganho com a redução de impostos apurados a recolher.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATUALIZAÇÕES NA ECF _ TRANSFER PRICE

Tivemos uma atualização no leiaute da ECF (leiaute 7 – atualização dezembro/2020), sendo a mesma trazida pelo Ato Declaratório Executivo Cofis de número 86/2020. Basicamente as atualizações são refere

POSSIBILIDADE DE AUMENTO DO DESEMPREGO PREOCUPA

Trabalhando de forma preventiva a uma possível indicação de aumento do desemprego, O Governo Federal através de sua equipe econômica estuda a aplicação, em 2021, de algumas medidas utilizadas em 2020.

CRÉDITOS DE PIS E COFINS

A decisão do STJ – Superior Tribunal de Justiça de fevereiro de 2018, que tratou de conceitos de essencialidade e relevância para apropriações de créditos de PIS e Cofins, teve, novamente, impacto em

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon