top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte

A Instrução Normativa RFB nº 1671/2016  publicada na data de ontem,  trouxe informações sobre a geração e entrega da DIRF – ano base 2016 – exercício 2017.

Em resumo, a informação diz que empresas e pessoas física que pagaram ou creditaram rendimentos, com imposto de renta retido, mesmo que somente em um mês do ano-calendário estão obrigadas a apresentar a DIRF. Temos situação onde mesmo não havendo retenção a DIRF deverá ser providenciada. Enquadrada nessa situação temos os candidatos a cargos eletivos, mesmo que vices e suplentes. Também estão nesse rol  as pessoas físicas ou empresas locais que efetuaram pagamentos, créditos, entrega, emprego ou remessa a outras pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior para operações relacionadas, entre outras,  a aplicações em fundos de investimento, royalties, serviços técnicos, juros e comissão em geral, juros sobre capital próprio, aluguel e arrendamento, aplicações financeiras em fundos ou em entidades de investimento coletivo, previdência complementar, lucros e dividendos distribuídos,  cobertura e gastos pessoais no exterior, e demais rendimentos considerados como rendas e proventos de qualquer natureza.

Para essa DIRF temos no rol daqueles obrigados a entrega mais uma lista de entidades, mesmo que os rendimentos pagos por ela não tenham impacto de retenção. Entre essas entidades temos – Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, entidades nacionais e regionais de administração do desporto olímpico, e caso estabelecidos no Brasil quando tenha ocorrido contratação de pessoas físicas com ou sem vínculo empregatício   o Comité Internacional Olympique (CIO), as empresas vinculadas a esse Comité, o Court of Arbitration for Sport (CAS),a World Anti-Doping Agency (WADA), os Comitês Olímpicos Nacionais; as federações desportivas internacionais, as empresas de mídia e transmissores credenciados, os patrocinadores dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, os prestadores de serviços do CIO,  os prestadores de serviços do RIO 2016.

O programa para gerar as informações será aprovado pela RFB, com utilização  para informar as retenções e pagamentos de 2016, bem como para informar os pagamentos e retenções de 2017 no caso de operações societárias, durante o ano, que resultem na extinção da empresa, ou por pessoas físicas que  saiam do país definitivamente, também em 2017.

Item que chama atenção na IN analisada tem referente a data de apresentação da informação que está estipulada como sendo 15 de fevereiro de 2017.

A DIRF apresentada  poderá ser retificada posteriormente, considerando que a retificação deverá conter todas as informações da declaração anterior mais as informações retificadas e  as incluídas.

Após a entrega da declaração o seu processamento poderá apresentar as  situações indicadas na sequencia, com a possibilidade de  consulta pelo contribuinte no site da Receita Federal mediante o número do recibo de entrega. Situações do processamento:  - “Em Processamento”,  indicando que houve a apresentação  e que o processamento ainda está sendo realizado;  - “Aceita”, indicando que o processamento foi encerrado com sucesso;- “Rejeitada”, indicando que durante o processamento foram detectados erros e que a informação deverá ser retificada; “Retificada”, indicando que houve a substituição integral  por outra;  “Cancelada”, indicando que a declaração foi cancelada, encerrando todos os seus efeitos legais.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

ความคิดเห็น


bottom of page